Menu

Aqui você encontra informações e dicas
para fazer as melhores escolhas para você e o seu bebê

Dicas e diretrizes

Dicas e diretrizes

O que é alergia alimentar infantil?

Descrição do artigo

Uma das dificuldades que algumas mães enfrentam com seus filhos é fazê-los comer, mais complicado ainda é quando o pequeno apresenta alergia alimentar. Diarreia, vômito, inchaço e dermatite atópica são alguns dos sintomas que demonstram que aquele alimento não caiu bem no organismo.

Para entender melhor, alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico, que ocorre após a ingestão de um determinado alimento. A gravidade varia de acordo com cada caso, em algumas situações pode desencadear uma reação com risco de vida, como a anafilaxia.

De acordo com a gastropediatra, Dra. Mariana Deboni, qualquer alimento pode provocar uma reação alérgica. “Os alimentos mais frequentemente envolvidos nas alergias alimentares na infância são: leite de vaca, soja, trigo, ovo, castanhas e frutos do mar”, afirma a especialista.

É importante que, diante da suspeita de alergia alimentar, os pais levem a criança imediatamente a um especialista. O profissional qualificado escolherá qual o melhor método para avaliação diagnóstica e fará tratamento adequado.